05/05/2009

Romeu e Julieta


Depois de muito trabalho lá consegui escrever a peça de teatro adaptada para pessoas portadoras de deficiencias...
Nem deu muito trabalho, pensei que dava mais, mas também não está nada de especial...
Aqui fica Públicada a peça...

Peça de Teatro adaptada
Rometa e Julieto

Local: Verona
Famílias: Capuletos : Julieta
Montecchios: Romeu


As duas principais famílias de Verona eram os Capuletos e os Montecchios, que não se falavam devido a uma zanga entre elas, tão grande que se os empregados se encontrassem na rua não se podiam falar.
Quando as famílias se encontravam na rua normalmente andavam sempre à pancada.
Um dia a família capuleto organizou uma festa de mascaras em sua casa. Romeu e o seu primo João que estavam proibidos de entrar na casa dos capuleto, mascararam-se e vão à festa.
Ao entrarem na festa os dois rapazolas não são reconhecidos até que Romeu vê a famosa Julieta pela primeira vez e diz:
-Romeu- Minha nossa, quem será aquela beldade João?
-Joao- Ó meu primo aquela linda jovem, cheia de curvas e contracurvas, é Julieta a única filha do seu inimigo Capuleto.
-Romeu- Não pode ser. É uma belezura.
-João- É ela mesmo.
-Romeu- Ai João! Estou encantado com a sua beleza. ( Muitos suspiros e gestos exagerados)
-João- Aquela dama faz suspirar qualquer um! Ai, Ai, Ai…..
-Romeu- tenho que a conhecer! Vou-me aproximar.
-João- Não sejas tolo, o seu pai pode reconhecer-te!
-Romeu- Não! Eu vou ser discreto.
E assim Romeu foi em direcção a Julieta e disse:
-Romeu- Minha linda dama, desculpe estar a interromper, mas sois linda, linda…( suspiro).
-Julieta- desculpe meu nobre senhor, mas quem sois vós? ( olha-o de alto a baixo)
-Romeu- Ai que mal educado que fui! ( para o público)
- Meu nome é Romeu Montecchio. E como vos chamais?
- Julieta- Meu nome é Julieta Capuleto. Desculpe não posso estar a falar consigo, pois é filho de um inimigo da família.
-Romeu- Sou sim! Mas isso não me impede de observar a sua beleza e dizer que é linda de morrerrrrrrrr- Hufa!
-Julieta- Ai Romeu, não seja descarado que assim, fico sem jeito. (Risinhos)
- Agora ou ter que ir embora, a mãezinha está-me a chamar.
Com o passar do tempo Romeu e Julieta foram-se encontrando as escondidas de toda gente, ficaram apaixonados um pelo outro. Até que um dia Julieta disse:
-Julieta- Oh, Romeu, Romeu, porque razão me teve que apaixonar por ti. Deixa a tua família por mim, vamos fugir os dois para o Dubai.
-Romeu- Não Julieta! Não podemos fugir, porque ao fazê-lo, corres muito perigo.
-Julieta- Que importa isso Romeu?! Se o nosso amor é maior e mais forte que tudo e todos
-Romeu- Ai, Julieta como te amo, amo, amo, amo…( Vira-se para público: Ufa- cansa dizer amo).
E assim esteve o casal a conversar escondidos, durante horas e horas. Foram-se encontrando durante 5 meses, todas as tardes no mesmo sitio, até que um dia, Julieta não pode sair de casa. Romeu ficou muito preocupado pois a sua amada não apareceu ao encontro.
E pensou para si: “Ai Romeu, o amor que estás a viver é tão forte, tão mágico e corres tanto perigo. Porquê é que te apaixonas-te por aquele anjo?”
Julieta em casa chorava, e pensava: Mas porque é que isto me acontece a mim, amo tanto o Romeu e a minha família não me deixa viver este amor. Agora que a minha mãe descobriu que me encontro com o Romeu nunca mais me vai deixar sair de casa.
A noite estava linda, o céu estava estrelado, Romeu, arriscou e foi ter com a Julieta a sua casa, toda a gente dormia. Ele mandou uma prendinha muito pequena para a janela de Julieta e disse:
-Romeu- Meu amor, acorda, sou eu o teu Romeu!
Julieta já estava na cama, mas ao ouvir a voz do seu amado, foi logo a correr.
-Julieta- Meu amor! És tu ou sou eu a sonhar?!
-Romeu- Não estás a sonhar, minha bela adormecida.
Sou eu o teu Romeu.
-Julieta- És tão tolo e querido!
-Romeu- Porquê?
-Julieta- Arriscas-te a tua vida para me vires ver.
-Romeu- Pois! Julieta, porque é que hoje faltas-te ao nosso encontro?
-Julieta- Porque a minha mãe descobriu o nosso amor, e agora não posso sair mais de casa.
-Romeu- Suspirando disse: Aí que desgraça Julieta, o perigo que corro por te amar.
-Julieta- Romeu perdoa-me por tudo, se quiseres, deixamos este amor acabar agora!
-Romeu- Nunca!
-Julieta eu amo-te! Por ti atravesso montes e vales, luto em todas as batalhas. ( ele simula os gestos).
Romeu e Julieta, agora encontravam-se todos os dias a noite, correndo muito perigo. Mas um dia, Capuleto pai acordou e viu a sua filha Julieta com Romeu. Ao outro dia levantou-se muito cedo e foi a procura de Romeu.
Encontrou-o no mercado, e ali começaram a discutir os dois…
-Capuleto- seu malandro, como te atreves a ir ao encontro da minha filha?
-Romeu- Senhor Capuleto desculpe-me mas eu amo a Julieta!
-Capuleto- Seu patife como te: atreves a dizer isso.
… e ali começaram os dois a lutar com carapaus e sardinhas a servir de armas, numa batalha tão grande que já envolvia o bacalhau e o atum.
Romeu chorava por Julieta. E Julieta chorava por Romeu, até que este teve uma ideia brilhante. Foi falar com o Frei Lourenço, para este ir falar com Julieta para se encontrarem na igreja às escondidas. Frei Lourenço aceitou em ajuda-los e foi falar com Julieta. Esta aceitou logo!
Ao verem-se, os dois namorados correram um para o outro, abraçaram-se com muita força.
-Julieta- Romeu como eu te amo!
-Romeu- E eu a ti Julieta!
-Julieta- Romeu és doido, como conseguis-te enfrentar o meu pai?
-Romeu- Julieta se o enfrentei é porque te amo.
-Julieta- mas mesmo assim Romeu, podias-te ter magoado.
-Romeu- E magoei! Fiquei com uma escama espetada na cara. ( Exagerar na escama).
-Julieta- Que horror, quer dizer, ainda bem que lutaram com um peixe, porque se tivesse sido com uma vaca, ficavas esmagado.
-Romeu- Não importa Julieta!
-Eu amo-te, e luto por ti se for preciso outra vez.
O casal de namorados, passou a encontrar-se na igreja todos os dias, até que um dia, Romeu virou-se para Julieta e disse:
-Romeu- Julieta, meu grande amor, aceitas casar comigo às escondidas?
-Julieta- claro que aceito Romeu, é tudo o que eu mais quero nesta vida.
E assim foi, frei Lourenço casou-os às escondidas, numa noite com estrelas muito brilhantes.
Julieta decidiu fugir de casa, mas precisava da ajuda do frei Lourenço. Este decidiu ajudá-la e deu-lhe um rebuçado envenenado, e passado dois dias é que ela ia acordar.
Romeu não sabia deste truque e ao saber que a sua mulher tinha morrido, ficou muito triste, chorou tanto, até secarem as lágrimas.
Julieta foi para a igreja e assim esteve a primeira noite, Romeu conseguiu entrar na igreja a ao vê-la deitada no caixão disse.
-Romeu- Oh meu anjo não merecias morrer. Muito menos agora que éramos marido e mulher. Vou-te dar o último beijo, pode ser que ainda tenhas um bocado de veneno na tua boca.
Romeu beijou-a e ficou envenenado, cai e acaba por morrer. (Julieta acaba por acordar). Julieta acorda e, vê o seu marido morto e grita.
-Julieta- Oh Romeu porque te matas-te com o meu próprio veneno?! Agora sem ti a vida não tem importância. Pega numa rosa e espeta-a no seu coração e cai para cima de Romeu.
As duas famílias, ao ver os seus filhos mortos, julgam eles. Abraçam-se e fazem as pazes.


Autor: Daniela Coimbra.

5 comentários:

  1. A sério Dani...está ESPECTACULARRRRRRRR!!!
    ADOREIIIIIIIIIII.... e ri imensooooooooo!!!
    :D

    ResponderEliminar
  2. Está não, está???? Eu sei que as minhas capacidades são muito elevadas, ainda vou envergar pelo teatro :D

    ResponderEliminar
  3. sua maluca eu bem disse para publicares a peça quando for o dia da apresentação eu quero assistir... posso?

    ResponderEliminar
  4. Logo se ve, tem que se ver o que os utentes são capazes de fazer

    ResponderEliminar
  5. TAMBÉM KERO IR?
    POSSO??...POSSO??? :P

    ResponderEliminar