27/01/2009

... Velhice


AS vezes dou por mim a pensar na velhice.
Quando somos novos pensamos, como vamos ser quando chegarmos a velhos. Quando somos velhos recordamo-nos de quando éramos novos. A nossa pele era tão lisa e macia, os meus cabelos eram tão finos e castanhos dourados, devemo-nos recordar assim de algumas características. Hoje também pensamos, será que vou ser muito chata???? será que vou dar muito trabalho??? terei muitas doenças????!...
Um dia pensaremos, aí como gostava de ser sempre nova, não dava muito trabalho, era tão saudável, curtia a vida tão...tão...tão LOUCAMENTE. Ai que saudades! Ai que recordações! Para mim as melhores recordações não são aquelas que se vêem, como as fotografias ou um pedaço de papel, mas sim são aquelas que me marcaram que me irei sempre lembrar porque foram muito bem vividas, por isso vão ser muito bem recordadas.
Tenho algum receio de um dia ser um fardo para alguém, é o mais provável, porque a vida é um ciclo, quando nascemos somos um fardo para os nossos pais, e um dia quando formos velhos iremos ser um fardo para os nossos filhos.

Agora deixo aqui publicado o poema que gostei mas cujo não sei o nome do autor.

Olha estas velhas árvores, mas belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas
O homem, a fera e o insecto, à sombra delas
Vivem, livre da fome e das fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas
Não choraremos, amigo, a mocidade!
Envelhecemos rindo. Envelhecemos.
Como as árvores fortes envelhecem,
Na gloria de alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!


Mozart Requim :D

2 comentários:

  1. E eu a pensar q estava deprimidaaaaaaaaaaaa!!!
    Eu qdo for velha vou:
    ...andar de cadeira de rodas, vou ter um ar de suplica por causas das dores, vou ser deprimida e isolada, vou cheirar a mijo e a suvaco por nao me conseguir lavar, com o cabelo emaranhado por nao conseguir levantar os braços para me pentear, com o olhar sem vida e pedindo para q Deus me leve depressa...ou:
    ...vou andar a perseguir velhos e apalpar-lhe o cu enquanto fujo na cadeira de rodas (nao abdico dela :)), a azucrinar as velhas cheias de molestia e dizer-lhes q S.Pedro está à espera delas, espalhar as papas no tecto com a colher, lavar a dentuça no copo de beber a agua à mesa, fazer muito barulho a escarrar para o guardanapo e gritar q nem uma doida pelos corredoresssssssssssssss...YaaaaaaaHuuuuuuu!!! :D

    ResponderEliminar
  2. Tu es completamente maluca... ninguem se lembra de cheira a suvaco q cheirar a mijo quando se chega a velha... Quanto a parte do cabelo vais parecer os homens da pré-história só te falta o osso na cabeça...
    Eu ca gosto da Silvia versão dois, andares atrás dos velhos para lhes apalpares o cu, sua tarada! Oh seja quando fores velha vais ser completamente louca, já apresentas sinais mas pronto...

    ResponderEliminar